quinta-feira, 17 de junho de 2010

MAIS EDUCAÇÃO
As atividades implementadas no programa MAIS EDUCAÇÃO foram horta escolar, futsal, judô, xadrez tradicional, danças, teatro, letramento e matemática. Elas foram realizadas em turno inverso ao de aula visando promover a ampliação de tempos, espaços e oportunidades de ensino-aprendizagem.
O futsal foi realizado no Ginásio Cosme Nunes Dourado cedido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer-Semel porque a unidade escolar não dispõe de quadra de esportes. O monitor desenvolveu atividades voltadas aos fundamentos do esporte, a importância da educação física e à convivência comunitária.
O judô também foi realizado fora do espaço escolar numa academia de ginástica da cidade, a Academia Aquino. As atividades desenvolvidas priorizaram a valorização do esporte, da saúde, disciplina e valores éticos veiculados a prática do judô.
A última atividade organizada dentro do macrocampo “esporte e lazer” foi o xadrez tradicional. Ele foi apresentado como um esporte de peças e regras, mas também como um incentivo à atenção, concentração e lógica de raciocínio.
No macrocampo “cultura e artes” têm as atividades de teatro e danças. No teatro foi feito um trabalho de expressão facial, de corpo, dinâmica de mímicas, tipos de vozes dentre outros. A monitora procurou incutir no aluno que teatro é arte e também um espaço de cidadania e liberdade.
Na atividade Dança foi estruturada em trabalho de corpo (com alongamento), repasse de coreografia e dança. Esse trabalho rendeu boas apresentações desse grupo em eventos da escola e uma maior compreensão de si mesmo, de direito à vida.
O acompanhamento pedagógico em matemática e letramento tiveram o objetivo de fornecer aos alunos requisitos básicos e habilidades que eles porventura não tenham desenvolvido. A partir de expectativas de aprendizagem, de conteúdos, de recursos pedagógicos os monitores realizaram um trabalho que sempre visou o progresso do aluno. È importante enfatizar que a leitura e a escrita são ferramentas para o aluno adquirir conhecimento e também para exercício de cidadania numa sociedade democrática.
Durante o desenvolvimento da Horta Escolar o trabalho seguiu baseando-se na limpeza de terreno e de canteiros, preparação do solo, manipulação e plantio de sementes e mudas. Essa atividade também visa incutir no aluno a valorização do meio ambiente, noções de ciências e alimentação.



Carlos Wagner Pereira Pinto
Coordenador