sexta-feira, 30 de abril de 2010

Programa Mais Educação
Agradacemos á todos que colaboram de uma forma ou de outra para que este Programa seja realizado com tanto afinco e dedicação, onde os resultados estão sendo visivelmente satisfatórios.
Aos monitores, aos alunos participantes, aos pais e a toda comunidade escolar que vem apoiando nossas atividades.A direção da Unidade Escolar que não vem medindo esforços para a concretização deste ideal. Coordenador: Prof. Carlos Wagner Formosa/2010


Mais Educação é uma modalidade de Ensino Integral que amplia o tempo e o espaço educacional dos alunos, permitindo que os mesmos passem mais tempo na escola, desenvolvendo atividades extracurriculares em contra turnos.


Atividades realizadas através do Programa:
Com o Mais Educação, o Colégio Estadual “Domingos de Oliveira”, vem ampliando suas atividades no tocante a permanência dos alunos na unidade escolar.
Estão sendo desenvolvidas as atividades de Futsal, Judô, Xadrez Tradicional, Horta Escolar, Teatro, Dança, Letramento e Matemática.
A atividade de Futsal, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer—SEMEL, a qual cedeu o Ginásio Municipal “Cosme Nunes Dourado”.

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

FONTE: CEDO NEWS - COLUNA GENTE QUE FAZ

Estreando nossa coluna GENTE QUE FAZ entrevistamos o professor Carlos Wagner, coordenador do” PROJETO MAIS EDUCAÇÃO”.

C.N: Faça um breve relato sobre seu histórico de trabalho desde sua formação até aqui.
CARLOS: Licenciado em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Goiás, sou professor desta Unidade Escolar há seis anos.
Hoje também sou coordenador de atividades do Programa Mais educação e tesoureiro do nosso sindicato-SINTEGO.

C.N:Por que e como foi concebido o programa MAIS EDUCAÇÃO:
CARLOS:O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO foi concebido como uma modalidade de ensino integral que amplia o tempo e o espaço de educação escolar. Ele permite que os alunos passem mais tempo na escola desenvolvendo atividades extra–curriculares.

C.N: Como o projeto funciona dentro da escola?
CARLOS:O aluno estuda regularmente no turno em que foi matriculado e em horário inverso participa das atividades que o colégio oferece. Atualmente são desenvolvidas as atividades de : futsal, judô, xadrez tradicional, horta escolar, teatro, dança, letramento e matemática, que são ministradas por monitores qualificados.

C.N:Qual a avaliação que você faz do projeto até aqui?
CARLOS: As atividades estão sendo realizadas de forma satisfatória , apesar das dificuldades

C.N: Qual a mensagem que você deixa para os profissionais e para os educandos do programa MAIS EDUCAÇÃO?
CARLOS: Educandos, participem das atividades com afinco e dedicação pois, nem todos têm esta oportunidade que está sendo dada a vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário